Os 5 PRINCIPAIS ERROS ESTRATÉGICOS EM CLÍNICAS MÉDICAS

1 – De GANHO: DEPENDER DE CONVÊNIO E DE PLANTÃO É O MAIOR ERRO QUE UM MÉDICO PODE COMETER!

 

Via de regra, médicos “preferem o que é garantido” e aceitam convites para trabalhar em vários locais sem analisar se vale a pena ou não. Aceitar convites e recorrer aos convênios, parece ser “o caminho mais fácil”, mas seguramente é o que gera menos resultados no médio e longo prazo. O GANHO, nestes casos, vem do volume de trabalho. Foi muito comum, em meu trabalho, atender médicos que trabalhavam mais de 60 horas por semana!

Além do tempo excessivo de trabalho em si, como viajam muito, se arriscam em estradas e podem adoecer de “burn-out”, além de, por não terem uma rotina definida, o tempo para si mesmo ou para sua família “é o que sobra”. Algumas vezes não sobra muito!

É como se estes ganhos “seguros” garantissem um mínimo e, no início, não há a percepção de que é um problema, pois médicos e médicas se acostumam com o esforço e jornada ampliada desde a graduação, pós-graduação, residências e nos intermináveis plantões! Este “ganho” fica vinculado ao esforço, mas uma hora a conta chega e chegar aos 50 ou 60 anos, por exemplo, nesta mesma rotina é desanimador!

O cansaço, o desânimo e a falta de realização são implacáveis. Recebemos muitas pessoas quase sem esperança em relação ao futuro por conta desde ERRO!

 

Não há como não errar! O maior erro é não errar! Quando erramos e mudamos, ganhamos o aprendizado!

Se o profissional passa a buscar algo diferente, ele vai ter resultados diferentes. A loucura é querer resultados diferentes fazendo exatamente a mesma coisa, do mesmo jeito, para as mesmas pessoas!!!!

Se não mudar, se não buscar aprendizado em relação a este primeiro erro, fatalmente levará ao segundo erro, muito mais grave, que é o de VISÃO de LONGO PRAZO!

 

 

 

 

 

2 – ERRO de “VISÃO de LONGO PRAZO” e de “MODELO DE NEGÓCIOS”:

 

Diz respeito ao planejamento da carreira, isto é, você já parou para pensar em como quer que sua carreira e vida estejam em 2030? Sem este começo, que depende apenas do profissional, 2030 chega e nada muda, só que em vez de 40, a pessoa vai ter 50 anos, menos energia e disposição pra mudar o que for preciso! Talvez tenha mais custos com os filhos nas faculdades e morando fora de casa.

O principal ativo de uma empresa são os clientes, sem clientes não há o que se fazer. Quando o médico não constrói os seus clientes em torno de seu nome, ele passa a depender de terceiros. Se o paciente que chega é aquele que procura o plantão ou o convênio, ele não é cliente do médico e sim do convênio, que irá decidir quanto e quando paga. Ficar dependente disso o resto da vida não é uma boa!

Não adianta apelar para consultas de 5 minutos achando que vai fazer o atendimento “Chico Xavier” e atender 30 pacientes por período! Pra isso, o robô faz melhor e a internet e a inteligência artificial estão aí!

Se for pra “ganhar” R$ 8 reais por procedimento ou R$ 20 reais por consulta e ainda ter que pagar os impostos e custos fixos (o que vai ser uma eterna relação perde-você / perde-o-paciente / ganha-o-convênio), já seria muito melhor para a sua clínica se posicionar como “clínica popular” e cobrar R$ 100 a R$ 250 a consulta direto do cliente final. 75% da população não é atendida por convênios!

É claro que existem diversas outras opções, mas vejo muitos médicos se sentindo reféns e aprisionados trabalhando para os maus convênios!

 

O primeiro desafio em uma clínica médica é construir uma rede de clientes. Pode ser que sejam necessários de 1 a 3 anos para isso, mas, na sequência, o segundo desafio é ter agenda para atender a todo este público é aí que o “jogo muda”, pois tendo clientes é possível ampliar o corpo clínica e não depender apenas do esforço de sua mão-de-obra para ter ganhos passivos e constantes.

O melhor a ser feito pelo seu futuro e de sua família é começar ontem a construir a sua rede de clientes!

Conte com a experiência da FELTZ para construir o seu futuro!

 

 

3 – ERRO de GESTÃO: o médico se dedica apenas ao operacional e não cuida do tático e do estratégico.

 

Por que os dois erros anteriores acontecem? Porque são decorrências deste ERRO #3!

Porque, em geral, o profissional da área médica acredita que fazer o operacional bem feito, isto é, resolver os problemas do seu paciente, é suficiente para ter um bom nome no mercado e para ganhar bem, mas isto é só uma pequena parte da história!

Acordar mais cedo, dormir tarde e se desgastar no atendimento de 30, 40, 50 ou até mais do que isso todos os dias faz com que o médico não tenha tempo, ânimo, disposição e nem interesse em planejar sua carreira, em qual cliente prefere atender, como prospecta-lo, que tipo de conteúdo gerar, como se utilizar de sua rede de relacionamentos.

Se tiver uma clínica própria, não terá tempo de orientar e delegar funções à sua equipe, vai acabar sendo um “faz tudo e reclama de tudo”.

Ao contratar uma secretária, não saberá o que pedir e como orientar e acabará “delargando” e tendo resultados desanimadores!

Muitos profissionais querem fazer diferente, mas não sabem como, não tem um caminho!

Se você quer ter um futuro brilhante em uma das carreiras mais admiradas do mundo, conte com a experiência da FELTZ para construir o seu futuro!

 

 

 

4 – ERRO DE USO dos RECURSOS FINANCEIROS:

 

4.1 – Muitos médicos não sabem quanto ganham, RECEBEM EM DINHEIRO E COLOCAM NA CARTEIRA, POSSUEM VÁRIOS EMPREGOS, recebem por serviços realizados em diversos meses anteriores, mas acham que tudo que entra na conta é seu ganho livre!

PELO CONTRÁRIO, os custos de IMPOSTOS, CARTÃO, COMISSÃO, MATERIAIS, DE MANUTENÇÃO DA CLÍNICA E CARREIRA MÉDICA SÃO MUITO CAROS. Quando chega a conta e o dinheiro já foi “gasto na padaria” ou nas infinitas prestações de financiamentos, é hora de reclamar do consultório, enquanto o problema está no controle dos gastos pessoais!

Se você quiser assistir uma aula sobre este tema, clique no link a seguir que te ajudo com isso!!!

 

4.2 – Muitos médicos não veem o quanto já investiram e continuam investindo em sua formação e carreira: equipamentos de alta tecnologia, reformas de consultórios, muitos cursos, treinamentos e congressos, acrescidos dos custos de viagem, roupas novas, hospedagem, alimentação.

O pior é que investem mais naquilo em que já são bons e se esquecem ou não querem investir em gestão e marketing, que é o campo onde sabem menos!

 

 

4.3 – Misturam finanças pessoais com as da PJ. Coloca o dinheiro na carteira e sai “torrando a cada esquina” sem ter um bom planejamento financeiro familiar.

 

 

4.4 – Fazem a GESTÃO PELO FLUXO DE CAIXA E NÃO PELO REGIME DE COMPETÊNCIA e “LIMPA O CAIXA” quando tem dinheiro ficando sem reservas para o pagamento das contas dos meses seguintes!

Convênios pagam com 30, 60, 90 ou até mais dias após a realização dos atendimentos, serviços vendidos no cartão de crédito parcelado não entram na conta no mês em que foram executados. Do outro lado, despesas com insumos e materiais já podem ter sido pagas e os custos de manutenção da clínica e funcionários executados no presente mês serão pagos no mês seguinte e os impostos podem ser pagos uma parte no mês seguinte e outra no trimestral.

Este descasamento entre pagamentos e recebimentos dos serviços executados a cada mês faz com que um mês em que houve muitas vendas e muito trabalho, provavelmente o caixa estará baixo ao pagar as contas antes de receber pelos serviços executados! Ao contrário, em mês de baixo movimento, pode ser que “o caixa esteja cheio” com os recebimentos de serviços executados em meses anteriores.

Este descasamento entre entradas e saídas gera a “FLUXODECAIXITE” uma doença severa de má gestão de clínicas pelo dinheiro disponível no caixa! Não cuidar deste problema é GRAVÍSSIMO e vira “bola de neve”, levando a antecipação de recebíveis ou EMPRÉSTIMOS DESNECESSÁRIOS!

Fazer a gestão pelo REGIME DE COMPETÊNCIA é planejar e MONITORAR o volume de vendas de cada mês, o FATURAMENTO, OS CUSTOS RELACIONADOS AO FATURAMENTO E DE MANUTENÇÃO DA CLÍNICA, O RESULTADO GERADO (LUCRO OU PREJUÍZO) E O QUANTO ESTE RESULTADO SE ACUMULA A CADA MÊS, separando as finanças pessoais das finanças empresariais e tendo reservas para o pagamento das contas até que os recebimentos aconteçam!

 

4.5 – Erro de foco de vendas: “Deixam o filé no congelador e colocam o pão amanhecido na vitrine!”

Quando o médico trabalha de forma reativa, isto é, espera o cliente vir e solicitar o que precisa, a gestão de sua clínica fica bagunçada em função das emergências e demandas. Existem diversos procedimentos que sugam o ganho da clínica e do profissional. Ao atender demandas que não valem a pena, ficam sem tempo para buscar as demandas que valem a pena.

Para exemplificar, em uma clínica de ortopedistas que atendiam mais de 10 convênios, 44% do tempo era preenchido pelo atendimento de apenas 1 convênio e este, por sua vez, gerava apenas 11% da margem de contribuição. Quando 44% dos custos fixos foram lançados para pagamento com os 11% de margem, ficou muito claro que a clínica pagava para atender este convênio. Identificar este problema foi fundamental para ter tempo e espaço para atender os convênios que pagavam melhor e os particulares.

A padaria não coloca o pão amanhecido na vitrine! O que faz o cliente comprar o pão, os frios, o suco, o bolo, o leite e o café é o cheiro do pão quentinho! Se você não conhece os números de sua empresa e onde vale a pena por foco de prospecção, provavelmente perderá muito tempo e dinheiro!

A proposta é que você atenda o cliente no que ele precisar, não precisa empurrar o que o cliente não quer e não precisa, isto é falta de ética! Porém, você tem a OBRIGAÇÃO de saber o que vale a pena e como utilizar o SEU TEMPO ESCASSO para produzir conteúdo e informar o seu cliente ideal dos valores e utilidade dos serviços que são OS MELHORES PARA A SUA CLÍNICA!

 

 

4.6 – Médicos se endividam muito, desnecessariamente! Investem errado, compram errado, antecipam sonhos e pagam muito mais caro por isso! Quem ganha é o banco!

Investem errado em compra de imóveis, pagam muito caro de prestações de longo prazo em imóveis que NÃO TRARÃO o retorno esperado, mas ACHAM CARO INVESTIR em um bom site ou em marketing, que é o que vai trazer o principal ativo de sua CARREIRA: o seu CLIENTE!

É muito comum a compra de carro de luxo, caro, antes da hora (antes de ter sua clínica estabilizada) e colocar pra rodar, viajando de uma cidade a outra, desvalorizando E DEPRECIANDO ainda mais o bem que pagou duas vezes em financiamentos absurdos!

 

Se você se identificou com este padrão e se quiser mudar este cenário, conte com a EXPERIÊNCIA DA FELTZ para a construção do seu FUTURO!!!!

 

 

 

5 – AUTOCONHECIMENTO:

 

Em geral, o médico tem muitas qualidades e são estas qualidades que geram os resultados que os trouxeram até aqui! Médicos lidam com a QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS e deveriam ter muito MELHORES RESULTADOS DO QUE NORMALMENTE TEM! A questão é que médicos também possuem “MUITAS FRAQUEZAS EM SEU PERFIL EMPREENDEDOR” e estas fraquezas, quando não são conhecidas e combatidas, fazem os resultados patinarem. Estas fraquezas podem ser aquela “corda fininha que amarra o elefante no pé da cadeira”, mas que é suficiente para fazer com que bons profissionais não saiam do lugar!

Ao se dedicar apenas ao operacional e não investir no aspecto tático e no estratégico da gestão de sua clínica, sem nenhuma dúvida, o médico deixará muita energia e oportunidade de ouro pelo caminho.

Perfis que tem o tempo excessivamente ocupado com em diversos trabalhos, demostram a recorrência no lado obscuro das características empreendedoras “Persistência” e “Comprometimento”. Provavelmente, terão fragilidades no uso de características “Busca de Oportunidades e Iniciativas”, “Planejamento”, “Correr Riscos Calculados”, “Eficiência” e até em “Persuasão e Rede de Contatos”. Afinal, para que planejar se é possível resolver no peito, na força e acordando mais cedo? A repetição deste padrão tem como consequências o cansaço e o desânimo!

É preciso se conhecer em termos de suas necessidades motivacionais e qual é o seu perfil empreendedor.

Em GERAL, aos médicos FALTAM OBJETIVOS, análise de risco, busca de informações sobre as oportunidades, planejamento, eficiência e boas estratégias de negociação!

Em GERAL “sobram” sobram aos médicos as características relacionadas a persistência, comprometimento, busca de qualidade e autoconfiança.

Ao se conhecer e buscar alinhar suas competências, desenvolvendo o que é preciso e abrindo mão do que faz em excesso, seguramente, o médico terá melhores resultados!

 

Se você se identificou com este padrão e se quiser mudar este cenário, conte com a EXPERIÊNCIA DA FELTZ para a construção do seu FUTURO!!!!

 

 

 

 

 

 

 

SE VOCÊ IDENTIFICOU COM ALGUNS OU COM TODOS ESTES 5 ERROS, É PRECISO INVESTIR MAIS EM VOCÊ, EM SUAS COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE SUA CLÍNICA!

Os planos de consultoria “Pocket”, “Power” e “Pleno” cuidam de você e de sua clínica na medida certa! Você será guiado, na prática, a conhecer melhor a si mesmo, ao seu cliente e mercado, a fazer ajustes financeiros e vai descobrir o que e como deve comunicar para prospectar bons clientes e como organizar sua clínica para produzir e ganhar muito mais trabalhando com QUALIDADE E EFICIÊNCIA!

 

“Consultoria Gestão Eficiente de Clínicas Médicas” é composta por:

– Análise e devolutiva de seu perfil empreendedor: 1 reunião de 90 minutos!

– Vídeo para o ESTABELECIMENTO de METAS e devolutiva para a análise e refino das metas.

– Planilha para o “Orçamento financeiro familiar” – vai ajudar a separar as finanças pessoais das empresariais e a ter melhor resultados com o uso do seu dinheiro!

– Acesso ao aplicativo SELLFA por 12 meses: diagnóstico e planejamento financeiro, simulação de ajustes em variáveis, análise de preço X custos, DRE (demonstrativo de resultado do exercício) projetado.

– Implementação e acesso a plataforma FELTZ por 6 meses: relatórios para o monitoramento financeiro de sua clínica e para a composição do DRE realizado.

– Demonstrativo “Fluxo de caixa”, contas a pagar e contas a receber.

– Demonstrativo de produção médica, por categoria de serviços, convênios, clientes, etc.

– Formulário para identificação de perfil de clientes, composição de rede de influenciadores e matriz de produção de conteúdo.

– Script para produção de conteúdo.

– Orientação para montar campanhas de impulsionamento e links patrocinados.

– Protocolo de orientação e procedimentos para padronização de atendimento ao cliente pelo telefone e no consultório, pesquisa de satisfação, atendimento em consultas e exames.

– Formulários para preenchimento do CANVAS BUSINESS MODELLING e do seu Plano de Negócios.

– Vídeo-aulas exclusivas sobre “Gestão Financeira”, “Gestão de MKT, Vendas e Negociação”, “Como abrir canais e usar as redes sociais”, “Como gerar conteúdo de acordo com o perfil de seus clientes”, “Como Gerenciar sua equipe e treinar para ótimo atendimento ao cliente”.

 

 

Com os resultados deste programa:

 

VOCÊ E SUA CLÍNICA VÃO GANHAR MUITO MAIS, SENDO POSSÍVEL DOBRAR OU TRIPLICAR OS SEUS RESULTADOS!

VOCÊ E SUA EQUIPE IRÃO TRABALHAR EM HORÁRIO PRÉ-DEFINIDO, TENDO MAIS TEMPO PRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!

VOCÊ VAI SABER:

Exatamente quando está ganhando a cada mês.

Quais são os custos fixos e os custos variáveis de cada mês e fará este monitoramento de uma maneira simples e rápida.

Quais são os serviços que geram maior ganho por hora e maior ganho total.

Como gerar conteúdos específicos que geram conversão e engajamento.

Se o PREÇO ESTÁ ADEQUADO OU NÃO!

QUAIS CUSTOS ESTÃO ESTOURANDO O ORÇAMENTO!

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