Por que um CRM GERA BONS RESULTADOS EM CLÍNICAS MÉDICAS?

Os custos apontados acima incidirão sobre os preços cobrados de clientes particulares ou recebidos dos convênios, por isso é que o médico empreendedor precisa saber o que vender, em qual quantidade, em qual relação entre preço e custos, para quem, como, quando e onde vender, caso contrário correrá o risco até de ter uma agenda cheia, mas não ganhar quase nada ao final de cada mês!

O melhor cliente que existe é o que volta e o que vem por indicação, mas também é muito importante ter conteúdos educativos para prospectar interessados pelo Google, Instagram, Facebook, TikTok, Youtube, Whatsapp e Linkedin.

Além de dar muito trabalho para produzir e editar conteúdo educativo e de divulgação de sua clínica, é MUITO COMUM acontecer do lead (pessoa interessada e com potencial para se tornar cliente) ligar ou enviar mensagem pelo whatsapp e simplesmente desligar o telefone sem que nenhum contato seu tenha sido coletado para a manutenção do relacionamento.

Quando isso acontece, muito tempo e dinheiro investido em mídias foram jogados fora!!!

Cuidar da experiência do paciente do começo ao fim é fundamental não apenas para a fidelização, fazendo com que este cliente volte novamente, mas também pelo fato de que um cliente satisfeito indica novos bons clientes para a sua clínica!

CRM (customer relationship managemente ou gestão de relacionamento com os clientes) são ferramentas que auxiliam no monitoramento de processos organizacionais que alinham as rotinas e atividades a serem executadas em uma clínica médica desde o primeiro contato com o cliente, ajudando na oferta de um ótimo atendimento com excelente percepção de valor, contribuindo para que o cliente volte outras vezes e indique novos pacientes. Mas estes mesmos CRMs devem ser ampliados até o final dos pós-vendas.

Entenda um pouco melhor como a plataforma FELTZ faz isso pra você!

 

O que é um KANBAN?

 

KANBAN é um quadro, um painel de fácil visualização, de gestão de processos que foi aplicado pela Toyota, desde os anos 1940, e se tornou famoso mundialmente devido a redução de tempo e de custos no processo de produção, ao mesmo tempo em que contribuiu para o processo de melhora do padrão de qualidade, evitando erros e produção inadequada e ainda contribuiu para a diminuição do esforço operacional no processo de execução das fases do trabalho.

Kan-Bans podem ser físicos, um painel anexado na parede, ou digitais, como o TRELLO ou PIPEFY, por exemplo.

 

 

Diferença entre KANBAN e CRM?

 

Devido ao grande sucesso dos KANBANS aplicados ao processo industrial de produção, logo, a mesma lógica, passou a ser utilizada para a gestão de vendas e do relacionamento com os clientes.

A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas, médias e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.( https://www.salesforce.com/br/crm/#crm-definicao-e-conceitos-scroll-tab)

 

No entanto, na gestão de uma clínica médica, a “gestão do relacionamento com cliente” não termina com a venda de uma consulta, procedimento ou cirurgia, pelo contrário, é justamente nestas fases de execução e até a avaliação de qualidade percebida pelos pacientes que o KANBAN / CRM contribuem para a EXECUÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE com os pacientes e com a equipe.

 

O CRM é um KANBAN?

 

Sim, é um kanban aplicado para gestão de processos de marketing e vendas.

Campanhas de marketing custam caro e levam tempo para ter sucesso, pois é preciso testar e aplicar diversas estratégias até os resultados chegarem.

É natural que os esforços do marketing para a busca de potenciais clientes (LEADS) precisam de ajustes ao longo do tempo. No entanto, sem ter dados dos LEADS e dos CLIENTES (pessoas que já passaram superaram várias “barreiras” e compraram algo da empresa), o custo das campanhas podem ficar muito mais alto dos que os resultados que geram.

Para economizar tempo e dinheiro, várias empresas de tecnologia adaptaram a lógica dos KANBANS, que originalmente se destinavam a organizar o trabalho da produção, para a organização e gestão dos processos de marketing e vendas! Bacana, não é?

Se você já ouviu falar das empresas RD Station, Trello ou Pipefy, você já ouviu falar de KANBANS que são organizados para a gestão do relacionamento com clientes.

 

Clínicas médicas podem usar CRMs?

 

Devem! Sem ter dados organizados dos leads e dos clientes, a clínica não terá boas estratégias de marketing e de prospecção de clientes! O custo ficará muito caro, não será possível nem saber qual tipo de conteúdo produzir e por onde começar.

Já vi clínicas investindo de R$ 10 até R$ 100 mil por mês em campanhas de prospecção de clientes por meses a fio. É claro que, com um investimento desses, o telefone irá tocar, mas muito dinheiro, com toda certeza, será jogado fora!

Na prática, quando uma pessoa interessada liga ou envia whatsapp para a clínica, as secretárias / equipe de atendimento, quase sempre se limitam a responder sobre o preço da consulta, se atende convênio ou qual é a data mais próxima para consultas. Com isso, há um desperdício IMENSO de potenciais clientes!

Veja um exemplo abaixo:

 

Do ponto de vista da atendente, até pode ter o entendimento de que “fiz minha parte”, mas, na prática, o resultado gerado não é só ZERO, é NEGATIVO, pois não vai gerar agendamento e vai tomar o tempo dessa profissional, faltando para outras atividades.

 

No mínimo, neste atendimento inicial, o 1º nome da pessoa, whatsapp, como conheceu a clínica e qual é a necessidade da cliente devem ser coletados e documentados. Para que isto ocorra, é preciso orientação e auxilio a sua equipe! Simplesmente cobrar sem orientar não dá nada certo!

No mínimo, esta conversa inicial irá evitar erros: Já vi acontecer, por exemplo, uma paciente agendar consulta com cirurgião vascular (era que conhecia) enquanto, devido a natureza de sua queixa, devia ter procurado um clínico geral! Acreditem, os pacientes não tem obrigação de saber o que faz cada especialidade e os médicos não tem obrigação de atender a todas as demandas. Quando isso acontece, é ruim para o paciente, para o cirurgião vascular e para o clínico geral! É custo dobrado e trabalho em eficácia para todos!!!

Para além da conversão da ligação ou mensagem por whatsapp, também é preciso agendar com o paciente certo, isto é, aquele que precisa do que cada profissional se dispõe a entregar. Este processo é longo, mas quando o trabalho de 1º atendimento ao cliente é correto, já ajuda muito a não levar pacientes que “não deveriam estar na agenda” pra frente.

É preciso pensar no processo de atendimento como um todo, evitando desgastes que são jogados pra frente e prejudicam a clínica, dá mais trabalho para a equipe de atendimento e deixa o paciente frustrado e insatisfeito. Isto significa que, outra necessidade estratégica de documentação de dados diz respeitos às conversões de atendimentos em consultas e, depois, de consultas realizadas em exames, tratamentos e cirurgias.

 

Se o software de gestão de sua clínica não te ajuda e entender e a monitor quem está chegando à sua clínica, como e por onde, então também há um problema de gestão relacionado às ferramentas que você usa e que não está ajudando sua equipe!

Se você nem está medindo ou sabendo quem chega em sua clínica, então o nível de maturidade de gestão de sua clínica é ZERO e a falta deste investimento pode estar matando o seu resultado, mesmo com muito esforço e muita gente achando que fez sua parte!

 

Um CRM (GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES) pode ser usado TAMBÉM para a gestão financeira?

 

No caso da plataforma FELTZ, sim!!!

Enquanto a maioria dos softwares de gestão de clínicas médicas são usados APENAS para agenda e prontuário, a plataforma FELTZ é um sistema COMPLETO de gestão de relacionamento com clientes!

 

FELTZ organiza as rotinas de sua clínica através de ferramentas para:

Documentação de dados dos LEADS.

AGENDAMENTO de consultas, exames, procedimentos e cirurgias. Faz a agenda individualizada de vários profissionais.

Documentação de PRONTUÁRIO: anamnese, arquivos de exames, fotos e outros.

Envio de mensagens pelo whatsapp para confirmação de consultas e procedimentos, envio de orientação ao paciente e checklists de documentos cirúrgicos

FINANCEIRO COMPLETO:

DRE (demonstrativo de resultado do exercício) – quanto a clínica produziu, quais foram os custos e qual foi o lucro ou prejuízo do período.

Fluxo de caixa – checagem de pagamentos e recebimentos.

Relatório de produção médica.

Taxas de conversão.

Processos de produção com CHECK LISTS para cada fase do atendimento, inclusive o pré-cirúrgico.

Pós-vendas:

 

Processo simplificado de documentação financeira:

Um dos maiores problemas de uso correto dos softwares de gestão de clínicas médicas é o módulo financeiro! Muitas clínicas simplesmente ignoram esta parte e recorrem a infinitas planilhas igualmente ineficientes, que dão muito trabalho, são falhas e não permitem uma boa visualização dos dados financeiros da clínica!

Isso ocorre por culpa da estrutura dos softwares, que são “páginas em branco” e com infinitas possibilidades, mas sem orientação de COMO você deve estruturar seus dados para ter bons relatórios financeiros para a tomada de decisão.

Uma dos grandes diferenciais da plataforma FELTZ é que você o recebe com dados pré-configurados de acordo com sua especialidade, facilitando o processo de alimentação dos bancos de dados. Com seus dados financeiros pré-configurados, os relatórios financeiros são AUTOMÁTICOS e não exigem que sua equipe perca tempo preenchendo planilhas falhas!

 

Deixe a FELTZ cuidar de sua clínica e de sua equipe para você! FELTZ é uma metodologia de gestão de clínicas e foi desenvolvido com médicos, por médicos e para médicos!

Se você quiser saber como mudar o nível de organização de sua clínica, melhorar a percepção de valor e qualidade do seu trabalho e ainda ganhar muito mais, entre em contato pelo link abaixo e agende uma reunião com um de nossos atendentes.

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