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O Profissional

Quem é Henrique Croisfelts?

Henrique Croisfelts é psicólogo, mestre em psicologia e doutor em biotecnologia. Facilitador líder do Seminário EMPRETEC, do EMPRETEC STARTUP e do ARENA, metodologias de desenvolvimento de empreendedores da ONU/UNCTAD. 

Foi supervisor do MBA em “Gestão de Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável” oferecido à Universidade corporativa do Banco do Brasil. 

É fundador e CEO das Startups SELLFA (www.sellfa.com.br) e FELTZ (www.feltz.com.br), obteve aprovação no PIPE/FAPESP e é membro do LIF Programme da Academia Real de Engenharia do Reino Unido. 

Já auxiliou mais de 300 clínicas médicas a terem prosperidade financeira, qualidade de vida, amor próprio e a se realizar com a aplicação da medicina que sempre sonharam!

Como atingir a gestão profissional e o sucesso em clínicas médicas

GESTÃO FINANCEIRA ESTRATÉGICA

Negócios médicos totalizam 10% do PIB brasileiro. A previsão de consumo de bens e serviços de saúde no Brasil para 2024 é de R$ 980 bilhões.

O Brasil possui 550.000 médicos formados, o que significa que, na média, cada médico irá fazer circular em torno de sua atividade R$ 1.781.818,18 por ano. Alguns irão gerar negócios e ter sucesso, enquanto muitos irão se submeter a relações abusivas, trabalhar muito e entrar para a estatística que aponta que médicos vivem 10% menos que a média da população devido ao alto estresse!

O mercado da saúde é próspero e pujante, vem crescendo acima do PIB nas últimas décadas, o que significa que, sim, é possível ter sucesso, desde que tenha preparo para além do operacional!

Sem o investimento em gestão estratégica e em Inbound marketing, todo o tempo e dinheiro investido por décadas em uma das carreiras mais admiradas do mundo pode não gerar os frutos sonhados, ao contrário, pode virar apenas trabalho estressante e sem resultados!

Se você é médico especialista e quer dobrar os seus ganhos, trabalhando com mais assertividade e tendo tempo para você e sua família, seguem informações que irão te ajudar!

Já ajudamos mais de 200 clínicas médicas de diversas especialidades a mais do que dobrar seus ganhos e a ter qualidade de vida, realizando a medicina de qualidade que seus clientes merecem!

Como se comporta e como vive o médico(a) padrão?

Via de regra, é uma pessoa que trabalha muito, tem 3 ou 4 empregos, além do atendimento em clínicas, aceita todos os convites para um novo plantão, mesmo aqueles que pagam muito pouco, assim como entram em todos os convênios que podem, mesmo aqueles que pagam R$ 20,00 até a 5ª consulta por hora, passando a R$ 7,00 a partir da 6ª consulta por hora.

Este profissional raramente tem tempo para si e para sua família, quanto mais para a organização e gestão de sua empresa, para a produção de conteúdo, normalmente não sabe por onde começar e como produzir conteúdo atrativo, não faz ideia de quem é o seu cliente, não sabe planificar os dados financeiros, não sabe nem quanto ganha a cada mês, uma vez que mistura todas as finanças dos diversos trabalhos com as pessoais e familiares e muitas vezes recebe no mês presente por trabalhos realizados há 2 ou 3 meses e se sente escravo do sistema, em vez de ser senhor de seu destino.

Ao aplicar o perfil DISC neste profissionais, os dados mais comuns apontam que são ótimos executores, mas ficam desmotivados com o futuro. Via de regra, não são bons comunicadores e são péssimos planejadores e analistas, o que significa que trabalham muito, mas sem estratégia e com resultados muito abaixo do esperado.

Como dobrar os ganhos médicos com melhor qualidade de vida?
Para construir uma carreira sólida, ganhar o que merece e ter qualidade de vida, sugere-se a adoção da metodologia que foi testada e aprovada em centenas de clínicas médicas, permitindo ao médico, em menos de 1 ano, dobrar ou triplicar seus honorários e lucro, trabalhar menos, ter mais tempo para si e para sua família, ter controle e entendimento dos os dados financeiros, sua clínica organizada e seus clientes satisfeitos!

Esta metodologia desenvolve 4 pilares: o empreendedor (metas e decisões estratégicas), gestão financeira, gestão de marketing e gestão de processos e pessoas (planos táticos), aliados ao uso de ferramentas modernas e inovadoras de controle de dados e comunicação.

O Empreendedor: O primeiro passo é a autoconsciência sobre o perfil empreendedor e sobre as necessidades motivacionais. Isto é, a forma de tomar decisões gera consequências e o médico precisa se conhecer para conseguir mudar este padrão! Sem isso, não adianta plantar procedimentos pré-definidos em sua clínica.

A psicologia aplicada a gestão de negócios demonstra que a mudança de mindset precisa ocorrer de dentro pra fora. Após conhecer seus braços fortes e também os fracos, o próximo passo é o estabelecimento de METAS ousadas e com significado pessoal!

O empreendedor constrói seus resultados em sua mente antes de construir na prática. Quem não age dessa forma, fatalmente irá se submeter aos comandos do meio!

Ainda antes de entrar na gestão da clínica, é preciso ser feito o planejamento financeiro pessoal e familiar.

“O que é possível medir é possível melhorar!”
Peter Drucker

Gestão financeira estratégica: Ao entrar na clínica, o primeiro passo é o do planejamento financeiro estratégico, isto é, a partir das metas de lucro e de ganhos de honorários, é preciso descobrir para quais serviços devem ser prospectados cliente, em qual quantidade e em qual relação entre preços e custos. Este mapa financeiro, em que é empregado uma engenharia reversa, das metas para os demais indicadores (KPIs), é o que ordenará todo o processo de atendimento ao cliente, definição de perfil, canais de comunicação e conteúdos de Inbound e Outbound marketing, além da utilização da rede de relacionamentos para a geração de clientes nos perfis adequados.

A organização dos dados financeiros permitirá ao médico saber quanto está, de fato, ganhando a cada mês, o que e quanto deve vender, todos os meses, e em qual relação entre preço e custo, para atingir o ponto de equilíbrio e suas metas de ganhos.

Gestão de Marketing e Negociação: Além de ter uma metodologia para aumento da conversão de seus tratamentos com tickets elevados, a clínica terá um passo a passo para produzir conteúdo atrativo e educativo com vistas a prospecção de clientes com o perfil definido e desejado.

Gestão de processos e pessoas: Foram mapeados 12 etapas do ciclo de relacionamento com clientes de clínicas médicas. Cada um destes passos possuem trabalhos e check lists com orientações sobre como realizar cada uma das etapas com qualidade e eficiência. Segue abaixo um diagrama das etapas de relacionamento com o cliente, cada uma delas com trabalhos específicos e com um fator de contribuição para o sucesso da clínica. A melhora no desempenho em cada um destes fatores tem efeito exponencial sobre os demais. Uma melhora de desempenho de 10% em cada item, pode dobrar o resultado da clínica em menos de um ano.
  1. Prospecção.
  2. Pré-atendimento por telefone ou whatsapp.
  3. Agendamento da consulta inicial
  4. Pré-consulta: triagem e anamnese
  5. Recepção no atendimento presencial
  6. Realização da CONSULTA
  7. Apresentação do PLANO DE CUIDADOS (Orçamento) e Negociação.
  8. Preparos “Pré-cirúrgicos” ou 10 – Realização de exames e procedimentos.
  9. Acompanhamento “peri-cirúrgico”.
  10. Pós-cirúrgico.
  11. Pós-vendas.

A conversão de vendas em tickets acima da média do mercado é uma construção de médio prazo e exige mais do que uma boa formação, um ótimo acolhimento, entendimento, atendimento e comunicação pró-ativa com o paciente.
Nosso trabalho é o de orientar e conduzir a você e sua equipe neste processo de definição de METAS, posicionamento, gestão de finanças, gestão de marketing e organização de processos de relacionamento com o cliente, te oferendo ferramentas fáceis de usar, objetivas e aplicadas a sua clínica.

Isso também exige investimento de tempo, dinheiro e dedicação, mas com uma condução estratégica, em 8 encontros você e sua equipe terão caminhos e estarão preparados para executar e para atingir os resultados de seus sonhos!!!

A boa notícia é que este investimento em gestão e marketing é infinitamente menor do que o valor investido em reformas e infra-estrutura da clínica, equipamentos ou mesmo na formação médica.

Vale lembrar que o investimento em formação e qualificação profissional, tanto quanto em tecnologia e ambiente para atendimento ao cliente são fundamentais para o sucesso da clínica, para a obtenção de clientes / pacientes, porém, em muitos casos, sem o investimento em gestão e marketing, todo o investimento anterior pode não render bons frutos, fazendo com que os ganhos médicos sejam fruto de muito sacrifício, agenda abarrotada e rotina insana. Não é à toa que médicos vivem, em média, 10% a menos do que a população em geral.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO